Veja os cuidados necessários para manter o couro cabeludo sempre saudável:
1 – Cuidado com os alisamentos
Exceto por tratamentos e produtos específicos para o couro cabeludo, somente a coloração pode ser aplicada na raiz dos cabelos - e, ainda assim, com muitos cuidados de um profissional. A hairstylist Viviane Siqueira, do salão Pierre Louis Coiffeur, orienta que alisamentos devem ter uma técnica especial e não serem aplicados diretamente na raiz. “Por isso muitas mulheres reclamam de queda de cabelo após escovas progressivas e afins. O ideal é que o alisamento seja feito por um excelente profissional e a raiz seja preservada” completa.
2 – Cuide de sua raiz
Procure por produtos específicos para tratamentos de couro cabeludo ou de raiz, como anti-quedas, fortificantes ou esfoliantes. Alguns produtos que promovem limpeza profunda do couro cabeludo também são indicados. A dica é sempre consultar as instruções de uso do rótulo.
3 – Alguns produtos devem passar longe da raiz
Produtos de tratamento muito carregados de matéria prima gordurosa devem ser passados do comprimento às pontas para não dar oleosidade ao couro cabeludo. O mesmo procedimento serve para os leave ins, gloss e séruns. “O efeito no cabelo é parecido com os poros da pele: se existe muita oleosidade e resquícios de produtos, os poros podem entupir, provocando queda de cabelo, dermatite seborreica, caspa e a terrível queda de cabelo”.
4 – Alerta vermelho!
Problemas na raiz costumam se manifestar através de queda de cabelo, dermatite seborreica, caspa, excesso de oleosidade, queimadura do couro cabeludo e escamação. O ideal é procurar um dermatologista que indicará o melhor tratamento para a região. “Hoje existem xampus, tônicos, fortificantes e comprimidos via oral; o especialista saberá o que receitar. Nunca recomendo tratamento em casa, pois o problema pode piorar e o resultado pode ser catastrófico”.
5 – Atenção redobrada com a higiene
Uma raiz saudável é inimiga de cabelos sujos. Segundo Viviane Siqueira, os cabelos normais devem ser lavados regularmente, os oleosos diariamente e os secos 3 vezes na semana - sempre com um bom xampu e massageando bem com as pontas dos dedos. “Não encrave a unha, pois pode machucar o couro cabeludo.” A hairstylist orienta a enxaguar bem e aplicar o condicionador somente do comprimento às pontas, evitando a raiz. “Quando o cabelo for oleoso, se possível nem passe condicionador”, completa.